segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Início das aulas na EMEF João Batista de Mello de Forquetinha/RS

Nesta manhã, dia 19, os alunos da Escola Municipal João Batista de Mello de Forquetinha/RS voltaram das férias para começar mais um ano letivo. A diretora Adriana Lermen juntamente com a secretária da Educação Aline, os professores e funcionários recepcionaram os alunos, que durante a manhã foram encaminhados para as salas com suas turmas e professores.

Após o recreio, o grupo da rádio Sorriso fez a alegria dos alunos com brincadeiras e brindes. Durante este momento foi falado sobre o Meio Ambiente, que devemos reciclar, reutilizar e preservá-lo. A equipe da Olicenter, de Lajeado/RS, também trouxe brindes e convidou para todos fazerem sua parte pelo nosso meio ambiente. A aluna Eduarda Kremer foi a ganhadora da brincadeira da dança das cadeiras, e recebeu um brinde da equipe da Olicenter.

Durante a tarde, foram recepcionados os alunos dos anos iniciais, onde a equipe escolar novamente se apresentou. Logo após, as crianças assistiram uma bela peça teatral feita pelos professores, e também entraram na alegria da dança com os movimentos dos professores de Dança Chirlei e Wagner.













sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Alunos retornam às aulas

Durante as férias secretaria realizou diversas melhorias nos prédios


Na segunda-feira, dia 19, mais de 200 alunos voltam às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello. Conforme Aline Bianchetti Huppes, secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, durante o mês de janeiro foram efetivadas melhorias e reformas nos prédios. “Fizemos ajustes, tanto de pessoal como de espaços, buscamos adequações para atender as demandas que surgiram”, destaca.
Entre as novidades para este ano está a abertura do laboratório de informática com 15 computadores. “Será mais um recurso para auxiliar na qualificação do ensino”, afirma. Ainda foram realizadas reformas em banheiros, pinturas de salas, dedetização do prédio, limpeza das caixas d’água e a construção de toldos entre o acesso ao educandário e as salas. “Atendemos uma reivindicação dos pais. Agora ninguém mais se molha em dias de chuva”, observa.
Durante esta semana os 23 professores participaram de um dia de formação. Este ano os estudantes do 5º ao 9º ano estudam na parte da manhã e os alunos da pré-escola ao 4º ano terão aulas no período da tarde. Ainda serão oferecidas aulas no turno inverso.
As aulas na Escola de Educação Infantil Brincar Construindo foram retomadas no último dia 5. Atualmente o município investe 25% da arrecadação em educação.




















quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

RESUMO HISTÓRICO

A Sociedade Escolar João Batista de Mello, sita em Forquetinha, foi fundada em 1922 com o nome de Sociedade Evangélica Santa Cecília por um grupo de moradores de origem alemã desta localidade, com o fim de cultivar entre si e a juventude o ensino escolar de acordo com as leis do País, sendo escolhido como primeiro presidente o Senhor João Fleck Filho. Neste mesmo ano construiu-se a sede desta Sociedade. O prédio constituiu-se de um rústico pavilhão de madeira e serviu durante todo o tempo, única e exclusivamente, aos fins escolares.

De 1922 até 1950 esta Sociedade autônoma, isto é, pagava ela própria, o seu professor, por meio de mensalidades pagas pelos pais dos alunos.

Em 1950 firmou-se um contrato com a Prefeitura Municipal de Lajeado de modo que, a partir desta data o professor recebia seus vencimentos da prefeitura, livrando assim os pais das contribuições mensais.

No ano de 1952, foi construída a nova sede ou um novo prédio escolar, este de “material”, com um piso térreo, lugar para o material da Sociedade Escolar e um andar para as salas de aula.

Novo prédio escolar, anos 50.
A partir de 1958 a Sociedade Escolar Evangélica Santa Cecília passou a chamar-se Sociedade Escolar João Batista de Mello.

Década de 70.
          Em 1993 a Sociedade Escolar João Batista de Mello, entidade mantenedora da Escola Particular João Batista de Mello – 1º grau de Forquetinha – Lajeado, querendo dar a sua parcela de contribuição no processo de nucleação de escolas e para a melhoria do ensino no município de Lajeado e principalmente no distrito de Forquetinha, solicitou a municipalização da escola a partir do ano letivo de 1994, sendo o patrimônio existente, locado para Prefeitura Municipal de Lajeado.
Escola Particular João Batista de Mello - 1º Grau.
 Assim, o Prefeito Municipal de Lajeado, Leopoldo Feldens, assinou o Decreto nº 4.026, em 17 de junho de 1993, criando o estabelecimento de ensino localizado no distrito de Forquetinha.

Atendendo solicitação da Comunidade Escolar Particular João Batista de Mello, foi mantida pela Lei nº 5.059, a denominação de João Batista de Mello, à escola municipal de 1º Grau criada no distrito.

O Parecer nº 451/94, do CEE, declara cessadas as atividades da Escola Particular João Batista de Mello – 1º Grau, no final do ano letivo de 1993, e o Parecer 452/94, do mesmo conselho, autoriza o funcionamento da Escola Municipal de 1º Grau a partir do ano letivo de 1994.

Pelo Decreto nº 5.018/98 de 14/08/1998, do Prefeito Municipal de Lajeado, Cláudio Pedro Schumacher, a escola passou a ser designada “Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello”, denominação mantida até a presente data.

Entre os meses de abril a julho de 2001, a comunidade decidiu repassar o patrimônio da Sociedade Escolar para a Prefeitura Municipal de Forquetinha, que passou a investir na propriedade ampliando e equipando o prédio para suprir as necessidades do recém emancipado e instalado município.

Em 19 de maio de 2006, foi inaugurada a Escola Estadual de Ensino Médio de Forquetinha, que passou a funcionar dentro de espaços cedidos pela Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello.

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello, ano 2011.

AULAS DE PORTUGUÊS

 Os alunos do 7° ano, durante a aula de português com a Professora Ane trabalharam o gênero digital e-mail na informática. Após realizaram u...